NO AR!
Hora do Rush   |   Carregando... - Carregando...

Artigo

Touro Azul estreia em Fortaleza e traz uma reflexão sobre o mar através de movimentos do corpo

O espetáculo inspirado no poema “Mar Absoluto” de Cecília Meireles, faz temporada de apresentações no Teatro Sesc Iracema.

Durante o mês de novembro, entra em cartaz no Teatro Sesc Iracema o espetáculo de dança-teatro TOURO AZUL, inspirado no poema “Mar Absoluto” de Cecília Meireles.  O trabalho propõe levar o público a experimentar uma atmosfera vivencial do corpo-eu em fusão com o espaço-mar onde as bailarinas e atrizes Milza Gama e Aline Monteiro compreendem em seus corpos a impermanência da vida e a bravura do estar.

O trabalho tem a direção de Andréia Pires, dramaturgista, atriz e bailarina. O espetáculo conduz o público a uma pesquisa de movimento e uma imersão em direção ao oceano de si mesmo. Os corpos, no espaço da cena, compreendem-se como corpo-espaço e se tornam um só em movimentos que fazem retornar à origem, sendo bravo, sereno e ponto de partidas e chegadas.

A composição dramatúrgica de espaços deslocados do corpo e movimentos, de sonoridade própria da poética do mar e suas texturas, são também aprofundados pela artista plástica Themis Memoria que também assume como figurinista do trabalho.

O Touro Azul tem duração de 45 minutos e conclui um processo de dois anos de pesquisa da idealizadora Milza Gama, em parceria com a bailarina e também produtora do projeto Aline Monteiro. O espetáculo faz parte do projeto “Acqua” que propõe o cruzamento de linguagens de dramaturgia, dança, áudio visual e literatura, e é contemplado no X Edital de Incentivo às Artes 2015, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SecultCe).

 

EXPOSIÇÃO

O espetáculo também exibe uma exposição fotográfica pelos cliques de Fernando Maia da Cunha e o vídeo-dança “Encontro”, que faz parte de todo processo criativo.

A exposição será aberta ao público e acontece nos dias 18 e 19/11 (sábado e domingo) a partir das 18h, na Sala de Dança do Sesc Iracema. Entrada Franca

 

 WORKSHOP

O projeto também terá sua dimensão de compartilhamento de experiências com Workshop, oferecido ao público gratuitamente. Com o tema: Corpo-Espaço, corpo em transformação e suas investigações. A artista Milza Gama, que é especialista no Sistema Laban de movimento do corpo, ficará a frente das oficinas.

Datas: 04, 05 e 06/10 (segunda a quarta) ás 10h. Inscrição Gratuita.

Maiores informações: (85) 9 98693-8579 – Aline Monteiro

DIREÇÃO E ELENCO 

ANDRÉIA PIRES (Diretora) – mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), integrante da Inquieta Cia e pesquisadora de três vertentes – Composição, Corpo e Dramaturgia.

MILZA GAMA (Bailarina e idealizadora) – Graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, graduada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pesquisadora de outras linguagens artísticas.

ALINE MONTEIRO (Bailarina e produtora) – Bacharela em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tecnóloga em Produção de Eventos Culturais pelo Instituto Centro Tecnológico (CENTEC) e pesquisadora em semiótica.

 

SERVIÇO: 

ESPETÁCULO TOURO AZUL – ENTRADA FRANCA

Em NOVEMBRO, no Teatro SESC Iracema

SEXTAS (17 e 24) às 20h

SÁBADOS ( 11, 18 e 25) às 20h

DOMINGOS  (12, 19 e 26) às 19h

*CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Mais Informações:  (85) 0800 275 5250 – Teatro Sesc Iracema

Comentários